sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DICAS DAS COMBINAÇOES ALIMENTARES:

artigo Viva Natural do jonal O fato de Campo Largo, período de 20 fev. a 26 de fev. de 2009.

Dicas importantes para uma boa alimentação: dê preferências por produtos orgânicos, os agrotóxicos com elementos químicos pesados levam o câncer. Alimente-se de frutas frescas/secas , hortaliças, raízes ; brotos de sementes germinadas,” possuem altos teores de vitaminas” ; cereais integrais ,ovos melhor cozidos, queijo melhor fresco, pão melhor integral, peixes e crustáceos , óleos melhor vegetais, mel puro , adoçante natural ( planta Stevia), melhor açúcar mascavo puro ou menos ruim um mix ( açúcar cristal e mascavo), mais coalhada ou yogurte natural em vez de leite de vaca e o mínimo de sal . O famoso médico naturalista Moises Paciornik já falava do trio branco nocivo à saúde : sal em excesso , açúcar refinado e derivados , trigo branco e derivados ..O mau costume de se alimentar salgado leva as pessoas à hipertensão, sem os cuidados necessários , tornam-se vítimas fáceis de várias outras doenças. As armadilhas do sal como conservantes estão em muitos produtos industrializados, ex. os embutidos e outros ;Devemos evitar alimentos de origem animal que possuem gorduras saturadas comprometem nossas artérias; frituras com óleo vegetal em temperatura alta produz toxinas; o fumo, o álcool e as drogas .Orientações:
1- Os melhores alimentos naturais que vem da natureza, que Deus nos destinou.
2- Quanta menos mistura de alimentos se fizer, menor é a possibilidade de errar.
3 - Nunca misture verduras e frutas numa mesma refeição, dá um tempo.
4- Evite tudo que é muito quente ou gelado, pois atrapalha a digestão
5- Evite líquidos durante a refeição, para não atrapalhar a digestão.
6- Coma as verduras cruas no início e depois o restante dos alimentos.
7- Evite muitas gorduras e frituras, pois são de difícil digestão.
8- Caso queira reduzir ou substituir a carne, opte por produtos de soja, trigo integral, grãos de bico, quinoa (arroz dos Andes),brotos de semente, levedo de cerveja, frutos do mar, clorela (fonte vitamina B 12), amendoim, castanhas, nozes ,melado, germe de trigo, iogurte natural, queijo fresco, ovos e outros, no limite.
9- Beba bastante liquido durante o dia, são recomendados até 2 litros.
10-À noite, uma refeição leve, pois o sono é para repousar e não para digerir.
Apresentamos apenas dicas e orientações gerais, pois uma alimentação balanceada e equilibrada nutricionalmente deve ser receitada e acompanhada por profissionais da área de acordo com a pessoa.

DEUS é o supremo terapeuta e a Natureza é a melhor farmácia.
Na próxima matéria abordaremos a cura pela alimentação viva (crua).

Reinaldo Coelho de AndradePesquisador e Estudante de Naturoterapia-----rca_nature@hotmail.com Pesquisas Terapêuticas Naturais---rca_nature@yahoo.com.br Reintegração com a Natureza- -Projeto Conexão com a Natureza(UNESCO-- NatureConnect)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

COMBINAÇÕES ALIMENTARES:

artigo Viva Natural
do jonal O fato de Campo Largo, período de 13 fev. a 20 de fev. de 2009.

O naturalista e nutricionista Antonio Thomé afirma que o homem pode viver com um terço do que come por não se aproveitar de uma alimentação com qualidade e equilíbrio. Não devemos misturar todos os tipos de alimentos, evitando os problemas da digestão como fermentações, azias, indisposições, congestão, contaminações do sangue e suas doenças, entre outros.

O que não devemos misturar, pois não combina: OVOS com mel, leite, queijo, frutas. LEITE com saladas, melancia, vinho, limão, vinagre, frutas ácidas. CARNES, PEIXES, AVES com frutas frescas, doces. VINAGRE com tomate, castanha, bananas, cereais, batatas, mandioca. FRUTAS com hortaliças, pois provocam fermentações. CEREAIS com pão, batatas causam fermentações pútridas. ÓLEOS, AZEITE, OLEOGINOSAS com frutas doce, mel, açúcares, produzem fermentações alcoólicas. FRUTA DOCE com frutas ácidas MEL com pão, provoca azias pelo fermento. FECULENTOS com frutas ácidas, ex.laranja com pão causa fermentação ácida.

O que devemos misturar, pois combina: FRUTAS SECAS, MEL com frutas frescas, doces. LEITE, QUEIJO, OVOS com cereais, feculentos, legumes. CEREAIS com hortaliças, raízes, frutas doces, oleaginosas. FECULENTOS, TUBERCÚLOS FARINÁCEOS com hortaliça . LEGUMES com hortaliças , manteiga. PÃO, QUEIJO, GEMA DE OVO, NATA com frutas frescas, doces em compotas. HORTALIÇAS, RAÍZES E TOMATES com azeite ,ovos ,frutas oleaginosas. FRUTAS DOCES com gema de ovo, pão. LEGUMES, AZEITES, OLEAGINOSAS com tomate, abóbora, berinjela, saladas. AZEITE, HORTALIÇAS, RAIZES com ovos, batatas cereais, legumes seco. BANANA, FRUTAS FARINÁCEAS com leite, ovos, frutas doces. HORTALIÇAS com cereais, batatas doce. SALADA DE FOLHAS, TALOS, RAÍZES com azeite, cereais, batata doce. OLEAGINOSAS AZEITONAS com cereais, hortaliças. QUEIJO FRESCO com cereais, pão, batata doce. ERVILHA, FEIJÕES, LENTILHAS, GRÃOS com hortaliças. OVOS COZIDOS com toda a espécie de vegetais. PAO INTEGRAL com fruta doce, hortaliças, leite, ovos ,azeite.

DEUS é o supremo terapeuta e a Natureza é a melhor farmácia.

Na próxima matéria abordaremos dicas importantes para uma boa alimentação .

Reinaldo Coelho de Andrade
Pesquisador e Estudante de Naturoterapia-----rca_nature@hotmail.com
<EQUILIBRIUM> Pesquisas Terapêuticas Naturais---rca_nature@yahoo.com.br
<REINATURE> Reintegração com a Natureza--Projeto Conexão com a Natureza
(UNESCO-- NatureConnect)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA BOA DIGESTÃO PARA A SAÚDE:

artigo Viva Natural
do jonal O fato de Campo Largo, período de 06 fev. a 12 de fev. de 2009

Para manter a saúde e prevenir as doenças é importante ter uma digestão adequada.
A digestão de alimentos corretos produz sangue puro, na alimentação errada, o sangue torna impuro e altera as funções orgânicas. Dizia o naturista chileno: Manuel Lezaeta Acharan,
<O homem alimenta-se do que digere e não do que come> Dependemos da boa qualidade dos alimentos para formação e manutenção do nosso corpo . O sangue nutrido por produtos orgânicos, como os grãos, sementes, frutas, verduras crus, bem mastigados, pois a digestão começa na boca, serão vitalizados e tornam-se alcalinos, com alimentos como as carnes vermelhas e derivados, leite de vaca , queijo não fresco e outros, na digestão se tornam ácidos . O sangue ácido irrita e inflama os tecidos e órgãos nobres do corpo, produzindo as doenças. Devemos respeitar os horários sagrados das refeições, o valor nutritivo do alimento não esta só na composição química, mas no grau de digestibilidade. Os alimentos não digestivos, não nutrem, intoxicam. O melhor regime está em manter uma boa digestão, comendo alimentos adequados, em qualidade, em quantidade e em combinações É importante um equilíbrio dos alimentos, que na digestão e absorção tornam-se alcalinos ou ácidos, para manter um sangue puro .
Os alimentos não digestivos provocam as toxinas, se depositam no organismo ao longo do tempo , quando a sua imunidade estiver baixa , em conseqüência , surgem as doenças. A boa digestão consiste em evacuar o intestino todos os dias, muitos estudiosos consideram o intestino sendo o nosso 2° cérebro. Uma alimentação orgânica e variada por até 3 meses, sob a orientação de especialista com a digestão de frutas(até 5 cores) e verduras/legumes cruas(até 5 cores), constituem uma dieta perfeita , pois os enzimas vivos , a variabilidade das cores e as fibras auxiliam na redução , na eliminação das toxinas e restabelece sua energia vital.
Estamos fornecendo orientações, pois toda a alimentação equilibrada deve ser feita sob controle nutricional e depende do estado de cada pessoa, como: peso, idade , sexo, saúde, costume, cultura, entre outros.

DEUS é o supremo terapeuta e a Natureza é a melhor farmácia.

Na próxima matéria abordaremos os alimentos mais adequados e suas combinações.





Reinaldo Coelho de Andrade
Pesquisador e Estudante de Naturoterapia-----rca_nature@hotmail.com
<EQUILIBRIUM> Pesquisas Terapêuticas Naturais---rca_nature@yahoo.com.br
<REINATURE> Reiteração com a Natureza--Projeto Reconexão com a Natureza
(UNESCO-- NatureConnect)------ reinature@gmail.com / reinature@hotmail.com