sábado, 30 de maio de 2009

EXERCICIO REDUZ ENXAQUECA E CEFALEIA ITENSA...

Máteria mais completa do artigo Viva Natural no jornal o Fato de Campo Largo dia 22/05/2009
SAUDE NATURAL
De acordo com recentes pesquisas realizadas na Áustria, o exercício aeróbio e o relaxamento muscular podem ajudar a reduzir a cefaléia intensa causada pela enxaqueca.
O estudo foi realizado na Universidade Médica de Innsbruck, com dois grupos de mulheres que sofrem desta condição. O grupo N° 1 adicionado ao novo tratamento para enxaqueca em duas sessões semanais , de 45 minutos de exercício aeróbico e de 15 minutos de relaxamento muscular. O grupo n°2 simplesmente continuaram o seu habitual tratamento médico . Qual foi o resultado? As notícias são animadoras: Após seis semanas, as mulheres do grupo n°1 que faziam os dois tipos de exercícios, constataram-se uma redução e melhora do problema em comparação com as mulheres do grupo n°2 que simplesmente continuou seu tratamento tradicional. Alem disso encontraram um benefício adicional, o primeiro grupo de mulheres dos exercícios relataram sofrer menos a depressão do que o segundo grupo normal. Prova que os exercícios aeróbicos aumentam a oxigenação do organismo e o relaxamento muscular reduz as contrações e as tensões causadoras dos estresses que levam a depressão e as doenças
A SAÚDE NA RESPIRAÇÃO
Exercícios que melhoram a absorção do oxigênio auxiliam na prevenção de doenças, nem tranqüilizantese nem vitaminas. Para muita gente o segredo da boa saúde física e mental está na respiração. Segundo profissionais de diversas técnicas e terapias, como a ioga, o self-heling e a psicomotricidade, a absorção do oxigênio de forma correta pode fazer verdadeiros milagres no organismo: aliviar o estresse, resolver problemas de postura e dores no corpo, auxiliar no combate aos vícios e até mesmo minimizar os sintomas de doenças degenerativas como a artrose. O trabalho de respiração faz com que a pessoa entre em contato com seu universo sensorial, que no meio da agitação cotidiana acaba se perdendo.
Isso alivia o estresse e ajuda a resolver problemas físicos e emocionais.
O segredo de uma boa respiração está na preocupação com a expiração (saída do ar) e em evitar a hiperventilação (encher totalmente os pulmões de ar). Os movimentos devem ser tranqüilos. Outra terapia que tem nos exercícios de respiração um grande aliado para o tratamento de doenças e o alívio de sintomas é o self-heling, um método que também utiliza como instrumento a massagem, os exercícios visuais e corporais (alongamento e trabalho de fortalecimento muscular), para atingir a conscientização corporal.
A maior parte das pessoas está acostumada a respirar de forma curta e rápida. Nas seções de self-heling, ensinamos que o ideal é que ela seja longa e suave. Dessa forma, o sangue fica mais oxigenado tenho pacientes que têm artrose e que, com essa técnica, tiveram alívio dos sintomas -
Na ioga, aprender a respirar de forma correta também é um dos fatores essenciais para a saúde física e mental.Um de nossos objetivos é aumentar a capacidade respiratória através de exercícios de retenção e redirecionamento do ar.É impressionante como a qualidade de vida melhora a partir dessas técnicas.
Conselhos para relaxar Expiração:
o segredo de uma boa respiração está em se preocupar mais com a saída do que com a entrada de ar nos pulmões.
A inspiração deve ser espontânea, feita de forma natural, evitando-se encher o peito de oxigênio. A hiperventilação provocada pelo excesso de ar não auxilia no processo de relaxamento do corpo.
Movimentos lentos: uma das dicas para relaxar e fazer um bom exercício de respiração é se concentrar para fazer a expiração e a inspiração suavemente.
A respiração rápida e ofegante é característica de situações estressantes.
Cinco ou dez minutos diários de exercícios já ajudam a combater a ansiedade e o estresse.
Reduza o consumo de:
Café, chá, cola e outras bebidas que contenham cafeína.
Evite:Bebidas alcoólicas, principalmente vinho tinto, vermute, champanhe e cerveja. Qualquer alimento que pareça ser o causador da enxaqueca.

As dores de cabeça, uma das queixas mais freqüentes em consultório , já afetam, pelo menos ocasionalmente cerca de 70% dos adultos. A maioria é passageira, devido à sensação ou a circunstâncias passageiras, como resfriados ou gripes, mas algumas revelam um problema grave e subjacente. As dores de cabeça intermitentes exigem cuidado para o diagnóstico do tipo e a escolha do tratamento ideal.

SÁUDE da natureza e terapia da NATURAL
reinature@hotmail.com
Reinlado C. de Andrade . Estudante e Pesquisador de Terapias Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário