domingo, 17 de maio de 2009

ANDAR É VITAL PARA A SAÚDE:

Saúde Natural

Máteria mais completa do artigo Viva Natural no jornal o Fato de Campo Largo dia 15/05/2009

Andar é vital para a saúde:

Segundo um estudo da população mundial pelas Organização das Nações Unidas, os dez países com as maiores expectativas vida são Andorra, Macau, Japão, San Marino(Na Itália), Hong Kong, Gibraltar, Suécia, Austrália e Suíça. Ao rever a vida destes países, foram observadas que as dietas alimentícias são basicamente quase semelhantes, com algumas característica típicas de sua região , mas em geral de maneira mais natural e integral . Andar é o exercício comum na maioria desses países. Provas disso para saúde que foi documentado por recentes estudos pela Women's Health Study dos benefícios da caminhada, um grande projeto de pesquisa verificou que andar 15 minutos por dia cortou o risco de morte por ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em metade. Andar a pé também é um grande limitador de esforço e reduzir estresse é um componente vital para a saúde e longevidade.

– Andar faz bem para a Saúde?

Caminhar?! : - Virou mania em meados da década de 1980, mas a descoberta parece irônica. Até 1939, nenhum estudo comparou sistematicamente a atividade física com a probabilidade de adoecer. Foi constatada naquele ano, uma incidência mais alta de oclusão coronária (bloqueio das artérias) em profissionais liberais do que em operários. Nos últimos 30 anos mais de 50 grandes pesquisas científicas dedicaram-se ao exame da associação entre o exercício e a saúde. As maiorias desses estudos foram realizados em locais de trabalho, avaliando a atividade física no exercício da profissão, mas no final da década de 1970 surgiram investigações também em atividades de lazer. Mais de 16 mil diplomados de Harvard matriculados entre 1916 e 1950 foram usados no projeto. Tal estudo supôs que uma hora de atividade vigorosa resultaria na queima de 500 quilocalorias; na verdade as calorias queimadas podem variar muito devido ás diferenças de peso e a intensidade dos exercícios. Porém, indivíduos que andavam 15 km por semana tinham 21% menos de probabilidades de sofrer um ataque cardíaco do que seus colegas mais sedentários. Em meados da década de 1980, várias tendências começaram a incentivar a caminhada. Um dos fatores foi o envelhecimento da população. Os mais velhos estavam interessados em exercícios menos estressantes que a corrida, por exemplo. A caminhada foi uma alternativa mais segura para os quarentões. O que jogou uma ducha de água fria também nos velhos corredores foi a morte do escritor maratonista Jim Fixx, em julho de 1984, considerado o papa da corrida, sofreu um colapso cardíaco e morreu enquanto corria numa estrada aos 52 anos. Sua morte prematura confirmou que por si só, o exercício não bastava para evitar doenças cardíacas. O exercício deixou de ser visto como uma panacéia e a corrida perderam parte de sua popularidade. Há dúvidas sobre a relação entre o condicionamento físico intensivo e a longevidade. Não basta se exercitar. Outros fatores devem ser observados: fumo, níveis de colesterol elevado, hipertensão, obesidade, histórico familiar e diabetes. O exercício só combate o fator “vida sedentária”, restando os demais. O exercício só é eficiente se acompanhado de outros bons hábitos. A caminhada sempre foi subestimada como atividade para condicionamento aeróbico em curto prazo. Entretanto, em 1971, ficou demonstrado que após 20 semanas, homens de meia idade obtiveram algum benefício: aumento de 18% no consumo máximo de oxigênio e um importante decréscimo de peso e gordura.

Está aí a prova do trio básico da saúde que são bons hábitos alimenteraes , exercícios físicos moderados e estar bem mentalmente.


SÁUDE da natureza e terapia da NATURAL

Reinaldo Coelho de Andrade--reinature@hotmail.com e rca_nature@hotmail.com

Pesquisas Terapeuticas Naturais e Reintegração do Homem com a Natureza.

Um comentário: